"Tenha em mente que tudo que você aprende na escola é trabalho de muitas gerações. Receba essa herança, honre-a, acrescente a ela e, um dia, fielmente, deposite-a nas mãos de seus filhos" Albert Einstein
RSS

30 de nov. de 2011

Resumo Bibliográfico de Che Guevara




1928- 
Nasce, no dia 14 de junho, Ernesto ''Che'' Guevara de La Serna, na cidade de Rosário, Argentina. Filho de Ernesto Guevara Lynch e Célia de La Serna.
1933-
A família guevara muda-se para a cidade de Alta Garcia, onde permanece até Che completar 16 anos de idade. Inicia aulas de natação e outros esportes para superar as crises da asma.
1945-
Termina os estudos secundários e muda-se, com a família, para Buenos Aires. Matricula-se na Faculdade de Medicina da Universidade de Buenos Aires. Che Guevara se sobressai como um bom estudante. Interessa-se por pesquisas, tanto em medicina como na política.
1946-
Aproveita o período de férias universitárias para fazer um passeio de bicicleta pela Argentina. Percorre 4.700 km, visitando o interior do país. Seus primeiros textos de pensamentos foram escritos nesta viagem.
1948-
Incorpora-se num navio par descarregar petróleo, no Sul do país. Apesar dos ataques de asma, viaja muito e se interessa cada vez mais pela vida política de seu país.
1952- Já formado médico, Che Guevara vem ao Brasil pela primeira vez, mas seu destino é a Guatemala.
1953-
Conclui o doutorado em Medicina, especializou-se em doenças alérgicas. Desembarca na Guatemala, em 24 de dezembro, acompanhado de Ricardo Rojo(autor do livro Meu Amigo Che) e o Dr. Eduardo Garcia, também exilado argentino.
1954-
Um golpe militar organizado pelo Estados Unidos, Derruba o governo da Guatemala e Che é obrigado a sair do país, pois trabalhava para o governo popular derrubado. Muda-se para o México, onde conhece a peruana Hilda Gadea Acosta, que se torna sua companheira e com quem tem uma filha: Hilda.
1955-
Encontra-se, com Fidel Castro e decide participar do movimento revolucionário de cuba que visa derrubar o governo do ditador Fugênico Batista.
1956-
No dia 25 de novembro Che parte junto no iate Granma para Cuba. No iate estão Fidel Castro e dezenas de revolucionários.
1956/58-
- Participa da guerra popular que se desenvolve em todo país contra a ditadura de Fugênico Batista. O movimento armado iniciou na Sierra Maestra, mas se alastra por todo o país, com ampla participação popular. A liderança do processo revolucionário estava organizada pelo movimento de 26 de julho. E havia também a participação do Partido socialista cubano(fundado por José Martí) e pela Frente Estudantil Revolucionária. Che, que havia sido recrutado para ser médico, vai se destacando nas atividades e se transforma em comandante, sendo responsável pela coluna que tomou Santa Clara(uma das principais cidades do país).
1959-
Triunfo da revolução cubana. O ditador Fugênico Batista foge do país, e iniciam-se as transformações sociais em Cuba, com a reforma agrária, a reforma urbana, etc... Che participa do novo governo, ocupando cargos como Ministério de Indústria e Comércio, Presidente do Banco Central, etc...
1960/64-Participa ativamente do processo de construção do socialismo em Cuba. Ocupa diversos cargos públicos. E defende sobretudo a idéia dos mutirões populares, e do trabalho voluntário como forma de resolver rapidamente os principais problemas do povo cubano. Assim, participa de mutirões de construção de casas populares, de escolas, mutirões de colheita de cana, etc...
1964-
Teve enorme repercussão internacional a participação de Che na Plenária da ONU, fazendo um discurso anti-imperialista e de apoio à luta do Vietnã.
1965-
 Renuncia a todos os cargos no governo de Cuba. Parte com um grupo de revolucionários cubanos, para o Congo, para ajudar o movimento revolucionário daquele país, onde a ditadura imposta pelos Estados Unidos, recém havia assassinado Patrício Lumumba, o principal dirigente daquele país. A correlação de forças era muito inferior, e Che regressa para a América Latina. (Os revolucionários do Congo seguiram sua luta, mas somente agora, depois de 30 anos conseguiram derrubar o Ditador Zaire, e implantaram uma democracia popular).
1966-1967-
Parte para a Bolívia para incorpora-se ao movimento revolucionário.
No dia 8 de outubro é preso no povoado de La Higuera, interior da Bolívia, e em seguida, por ordens da CIA, fuzilado friamente no interior de uma pequena escola rural.Tinha 39 anos!



Alunos da 8ª série retrataram Che Guevara em desenhos:




















28 de nov. de 2011

Região Centro-Oeste e Sul do Brasil

Alunos da 6 ª série relizaram um trabalho de Geografia sobre as regiões Sul e Centro-Oeste do Brasil, apontando as principais características de cada estado das regiões.











16 de nov. de 2011

Em clima de Natal!

É tão bom sentir este clima de paz
e harmonia que invade o coração
dos homens quando chega o Natal.Quem dera, se pudéssemos
viver assim a vida toda.
Quem dera, se pudéssemos não escolher nem datas nem momentos
para sermos bons e generosos.O Natal deve ser uma bela data
por toda a vida e em todos
os momentos.
Que o espírito natalino esteja
com você agora e em cada dia
do Ano Novo.
Desejo que você celebre este dia
com todas as honras que ele
merece e que você sinta toda
a alegria do Natal em
seu coração.









Feliz Natal!

Brincando no Bairro

O projeto municipal “Brincando no Bairro”, realizado pela Prefeitura de São Domingos, reuniu a comunidade de Vila Milani na última sexta feira (11/11). A programação incluiu crianças e jovens do bairro, que compareceram em massa. A criançada fez muita festa com as brincadeiras oferecidas pelo projeto Brincando no Bairro. Abaixo, fotos do evento!
























3 de nov. de 2011

Aldemir Martins



Nascido sob o signo de escorpião, em 1922, no vale do Cariri, estado do Ceará,
Aldemir Martins se tornou um dos mais importantes artistas brasileiros.

Seu primeiro prêmio como pintor acontece quando jovem resolve desenhar o mapa
aerofotogramétrico de Fortaleza, num concurso promovido pela Oficina de Material 
Bélico da 10ª Região Militar.Entre os anos de 1942/43 funda o Grupo Artys da 
Sociedade Cearense de Artistas Plásticos (SCAP), juntamente com Mário Barata, 
Barbosa Leite, Antônio Bandeira, João Siqueira, Luís Delfino, Raimundo Campos,
entre outros. Daí por diante os primeiros passos estavam dados.

Transfere-se para São Paulo e continua seus trabalhos desenhando em importantes
 jornais da cidade.  Ilustrou também textos e poesias de escritores como Domingos
 Carvalho da Silva, José Escobar Faria, Mário da Silva Brito, Jorge Medauar, 
André Carneiro, Dulce Carneiro, César Memolo Jr. Faz sua 1ª exposição
 individual no Instituto dos Arquitetos do Brasil, na rua 7 de abril, em Sampa.
Em 1952, participa do IIº Salão Nacional de Arte Moderna, no Rio de Janeiro;
da "Exposición de Pinturas y Dibujos Brasileños",Santiago do Chile, Buenos 
Aires, Caracas; da Bienal de Veneza; da Coletiva Itinerante de Artistas 
Brasileiros, Japão, Estados Unidos, México, Chile e Bolívia. 
 Obra "Galo", de Aldemir Martins












































Fonte:http://www.onne.com.br/materias/cult/2338/aldemir_martins

Uma releitura da obra Galo foi feita pelos alunos de 3º e 4º ano na aula de Artes.
Confira as fotos abaixo.